A primeira vez que nos barbeamos parece um rito em nossa casa, o pai fica orgulhoso dizendo: “meu filho virou homem”, a mãe chora e tira fotos, não tem como escapar desses clichês, eles te pegam de surpresa e quando se vê tem fotos suas como espuma na cara em um porta-retrato na sala, num álbum de família...
Na primeira vez o pai segura a lâmina, alguns cortes acontecem e, é ao longo do tempo com esses cortes que aprendemos qual a melhor forma de se barbear, como escolher a espuma certa, qual aparelho usar, em que sentido usar.
A melhor hora para fazer a barba para mim é no banho, ou após ele, busquei na internet e descobri que nessa hora os poros ficam abertos e sua pele está limpa, sem oleosidade, ou nenhum resíduo. Tenho sempre um espelho comigo, para ocasiões onde não me encontro em casa; para mim barba é assunto sério, proporcionalmente e diretamente importante como é a maquiagem para as mulheres.
Por anos briguei com minha barba, relutava em aceitá-la, se não tinha espuma era com sabonete, já cheguei a usar condicionador, fazia com água quente, água fria, não importava o jeito, mas tinha que tirá-la logo de mim.
Hoje me dou o conforto de que se não for com a preparação necessária e com todas as ferramentas que preciso para um bom barbear, prefiro deixar germinar alguns toquinhos no meu rosto; até que eles dão um charme, um ar de sério, comprometido, não que eu não seja, mas me dá a impressão, são coisas por mim atribuídas a barba.
Mas esta tarefa exige cuidados, muitos homens dizem tirar de letra, mas não percebem o resultado, ou se obtêm sucesso não sabem o motivo , por isso se atente as seguintes orientações:
- Faça a barba sempre após o banho, o banho elimina a oleosidade e resíduos, assim há uma maior facilidade no deslizamento da lâmina.
- Use sempre espuma de barbear, procure a mais adequada para seu tipo de pele, pois demais produtos podem acabar irritando-a.
- Comece sempre pelas costeletas, pela face e pescoço, nestas áreas a sensibilidade é menor, e por ultimo a região do queixo, pois é onde os pêlos demoram mais a amolecer.
- Fique atento no sentido que os pêlos crescem, evite passar no sentido contrário, ir contra o sentido resulta sim num barbear mais rente, mas em contrapartida irrita a pele e favorece o aparecimento de pêlos encravados.
- Não pressione demais a lâmina, enxágüe-a a cada passada para retirar o excesso.
- Lave bem o rosto, verifique se nenhuma área ficou por fazer, caso tenha deixado para trás alguma das partes não faça o retoque sem espuma, a sua pele agradece.
- Use pós-barba sim, ele fecha os poros e hidrata a pele.
- Troque a lâmina a cada três ou quatro barbeadas. As lâminas gastas, arranham, cortam e queimam.
E se após seguir todas as recomendações sua pele continuar irritada, dê um descanso para ela, pelo menos aos finais de semana!